O Sistema de Circulação Rodoviário
Como já referido na Introdução, existem três factores/elementos intervenientes no sistema de circulação rodoviário: a via, o Homem e o veículo.
Para que a condução seja boa e segura o condutor deve adaptar o seu comportamento ao nível de exigências imposto pelas diversas situações da via, o qual resulta nomeadamente: das características geométricas e físicas da via; das condições ambientais; do trânsito.
Características geométricas e físicas da via
Não é o mesmo conduzir por: troços rectos que por curvas; troços escorregadios que por aqueles que apresentam boas condições de aderência; um pavimento calcetado que por aqueles que são revestidos de asfalto, etc.
Condições Ambientais
A condução é diferente conforme se faça: sobre um pavimento seco ou molhado, nevado ou gelado, ou sobre um pavimento limpo ou com sujidade; sem vento ou com vento forte; em condições normais de visibilidade ou em condições adversas que a diminuam sensivelmente; de dia ou de noite; etc.
Trânsito
A condução também é influenciada pela intensidade, fluidez e composição do trânsito. Efectivamente, a circulação torna-se mais difícil quando: há muitos veículos na via e quando há poucos; se transita por uma via estreita e sem bermas, ou passeios que por outra via larga, com bermas, ou passeios; transitam veículos de grandes dimensões que quando não transitam, etc.
O Acidente
Atribui-se habitualmente ao acidente uma causa única, por exemplo, a velocidade ou o álcool. No entanto, o acidente é consequência de uma acumulação de pequenos factores (pavimento escorregadio, pneus gastos, excesso de velocidade, condutor sonolento, etc…) constituindo, porém, um destes, causa principal do acidente pela maior influência na produção do mesmo.
As causas principais dos acidentes são:
. Velocidade;
. Álcool;
. Fadiga;
. Estado físico (e psicológico) do condutor;
. Manobras perigosas.
Em 95% dos acidentes rodoviários, o erro é do condutor (falha humana) é um factor determinante.
Melhorar as atitudes do condutor face à segurança constitui elemento vital na redução da sinistralidade
Função da condução
Conduzir é uma tarefa conjunta que consiste numa constante adaptação a diversas situações que evoluem sem parar.
Durante a condução, o condutor percebe as informações procedentes quer do exterior quer do interior do veículo; posteriormente analisa a situação, prevê o que pode acontecer e decide o que fazer; finalmente age sobre os comandos do veículo.
Recolha de informação
O condutor necessita de recolher todas as informações úteis à condução. Para o efeito, é indispensável que a sua visão seja boa. No entanto, não basta ter uma boa visão. Pois o condutor deve saber procurar e escolher os índices fundamentais para conduzir. É, assim, importante que saiba onde, quando e como olhar e, ainda, quais as informações mais importantes. A audição também assume um papel importante na recolha de informação podendo até, em determinadas situações sobrepor-se à visão.
Análise e decisão
Após recolher informação, o condutor deve analisar a situação em que se encontra para prever o que pode acontecer e decidir o que fazer. Para o efeito, é imprescindível que:
· Conheça e compreenda bem as regras do Código da Estrada;
· Tenha em conta o comportamento dos outros utentes da via;
· Conheça os riscos; querendo e sabendo evitá-los;
· Conheça o veículo que conduz.
Acção
Para pôr em acção a decisão tomada, o condutor age sobre os comandos do veículo. A decisão deve ser executada ao menor tempo possível e com precisão.
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